sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os anos passam, os jogos mudam!

Os anos passam, as atividades mudam, a tecnologia avança e deixamos muitas coisas no passado. Quem não se lembra de levantar cedinho, nos dias que não tinha aula, e ligar no canal de TV da sua preferência e ficar sentado no sofá assistindo o programa favorito. Momentos que marcaram nossas vidas, programas infantis, desenhos fantasiosos que colocavam nossa mente a viajar juntamente com os personagens que nos cativavam a cada episódio inédito que ali passava. Programas como ‘Balão Mágico’, ‘ TV Colosso’, ‘Tv Cruj’, ‘Xuxa Parque’ ( quem nunca se fez a pergunta “ será que a Xuxa já chegou em casa com a sua nave?”) ou então assistindo desenhos históricos, como ‘Fantástico Mundo de Bob’, ‘Doug Funny’, ‘Ursinhos Carinhosos’, ‘Perna Longa e toda sua turma’ entre inúmeros outros.
Ah sim, existiam aqueles vídeo-game com cartuchos, que quando o jogo não funcionada de primeira, o soprão sempre salvava à tarde da gurizada. Jogando ‘Super Mário’ com desafios de outros planetas ou até mesmo o famoso ‘Sonic’, devorador de moedinhas. Não eram só esses jogos, além de reunir o pessoal na ‘rua da frente’, existiam os ‘Tamagochis’, os ‘Mini-Games’ de mão ou os ‘AquaPlay’ que você precisava colocar água dentro dele e com muita calma acertar os anéis em pequenos alvos.Há um tempo era assim, olha que não se passam muitos anos. A tecnologia avançou, junto com ela veio o computador e logo em seguida a internet.
Hoje as coisas são bem diferentes, quase tudo mudou... mas nem tudo.
Com a internet, surgiram os sites de relacionamentos e neles os jogos. Muitos trazem jogos antigos que fazem o povo da época se maravilharam em vê-los. Uma prova disso é ver o jogo ‘Tetris’ ainda ser o mais jogado, conforme a revista VEJA. Quem não sabe de que jogo estou falando, ele é aquele em que tu deve encaixar diversas peças, de tamanhos e formas diferentes. Esse jogo era já muito usado nos ‘Mini-Games’ e surgiu em 1980.
O site Orkut, assim como o Facebook são muito utilizados para lançamentos de jogos. Quem nunca ouviu falar da ‘Colheita Feliz’? jogo em que você compra sementes e deve regar, colocar adubos e cuidar para que não cresça matos e que as larvas não invadam suas plantações. Depois de muito cuidado e estando maduras, colhe e as vende. Existem os animais em que você deve alimentar e recolher o que eles produzem.
O Programe-se foi atrás desses fazendeiros virtuais para buscar informações sobre essa onda do momento. Veja nas entrevistas abaixo o que os jogadores relatam.


CASE 1 –

Jogando à bastante tempo, a lajeadense Amanda do Couto e Silva conta que entrou no jogo por intermédio de sua mãe e irmã “Eu conheci ele através dos amigos que eu tenho adicionados no Orkut, porque sempre aparecia nas atualizações que eles estavam jogando. No começo não me interessei muito, mas a minha mãe e a minha irmã, começaram a jogar e queriam que eu jogasse também.Daí entrei meio que no embalo delas e acabei gostando do jogo”.
Amanda realmente se empenhou no jogo, tanto que comprou as tais moedinhas verde (uma espécie de dinheiro do jogo que só é obtida se você pagar a quem criou o jogo) “Comprei só porque tinha curiosidade de comprar os bichinhos que só se pode comprar com moedas verdes. Minha fazenda esta cheia de coisas novas.”
Apesar de achar algumas aberrações, como o fato de plantar caviar (siim, lá tem caviar para plantar, estranho não?) ela gosta do jogo, mas deixa uma dica: O jogo viciiiaaa!

CASE 2

Além do Orkut, outro site de relacionamentos esta cada vez mais cativando os brasileiros: O Facebook.
Nele também existe um conteúdo gigantesco de jogos. Uma jogadora empenhada é a Anapaula Gotardi, de Encantado.
Por achar uma terapia e uma forma e desestressar, Anapaula entrou no Facebook no inicio do ano. Conhecendo os jogos, conecta-se todos os dias, pelo menos 2h, para atualizar tudo.
“Sou viciada nos jogos "Happy", o Happy Island, o Happy Pets e o Happy Aquarium, entro neles todos os dias!!!
No Happy Island vc compra atrações e decorações pra deixar a sua ilha cada vez mais atrativa, aí quanto mais legal ela for, mais turistas te visitam e gastam grana. Aí, todos os dias entro, recolho a grana de cada atração e compro mais. Já estou na fase 23, com duas ilhas cheinhas de coisas legais. Acho q sou uma boa empreendedora, hehe. Já no Happy Pets, tenho 4 casas e dois jardins com cães e gatos muito fofos que tenho q alimentar e dar carinho todos os dias, além de manter suas "caixinhas de areia" e potes de comida sempre limpinhos. Também junto moedas pra comprar mais pets e objetos de decoração pras casas. E, no Happy Aquarium, tenho 4 tanques com muitos peixinhos de várias espécies. Junto moedas pra comprar mais peixes, objetos de decoração e comida.”
O que pode ter prendido ela aos jogos, foi o fato de se identificar a eles. Não podendo ter animais em casa, ela cuida dos bichinhos virtuais “Gosto muito da interatividade, das novidades que tem toda semana e de poder visitar a ilha, ou a casa ou o aquário dos amigos q também jogam.”
Anapaula deixa uma diga: “Tipo... tá sem nada pra fazer? entra no Facebook e começa a jogar, é viciante e muito divertido. Nada daqueles jogos de matar, nesses você constrói e aprende a ter responsabilidade. E quem quiser um parceiro? me adiciona: Anapaula Gotardi, muito prazer!”





A galera do Orkut também comenta!


Case 1(Orkut) Conhecido como Kiki

“aah eu curto siim :D

tenho conta no THE CRIMS, GAMEGOL, DRAGON BALL Z RPG ONLINE..
é um passatempo que as vezes vicia.
jogo quando lembro e pra passar o tempo, mas a maioria das vezes
que começo a jogar, o troço fica viciante e acabo tendo que fazer login
pelo menos uma vez por dia :B
diuahsdiuashd
já joguei também, tribal wars e ikariam, mas desses eu pareei.”



Case 2 (Orkut) Jenni Freitas

“Eu adoro jogar Audition, é um jogo de dança online, já cheguei a gastar dinheiro de verdade pra jogar, foi muito tenso. Gosto de jogar também joguinhos de RPG e tal, em dias que não se tem nada pra fazer qualquer coisa serve.”


Case 3 (Orkut) Verônica Datsch

“ Sou viciada em Colheita Feliz.
Meu irmão menor adicionou o aplicativo no meu Orkut pra ele ter mais um amigo de quem roubar HAHAHAHA dai comecei a jogar e acabei gostando. Não vejo a hora de poder colher minhas plantações, o leite, os ovos, a lã... e quando os animais crescem, ai sim que é bom, dinheirinho a mais. HEHEHEHE”



Publicado no PROGRAME-SE, edição 309 do dia 09/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário